Páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Artesanato

A dedicação das pessoas na confecção de peças artesanais, ainda resiste a mais avançada tecnologia. Este importante meio de produção que atraiu diversas pessoas na Idade Medieval, na fabricação de seus produtos e comercializando nas movimentadas  Feiras Medievais, permanece em muitos artesãos na nossa região. Desde os produtos de cerâmicas, como alguidar para fabricação da farinha de mandioca, aos sofisticados vasos de cerâmica  como utensílios domésticos ou ornamentais e outros objetos como esteiras, cestos de cipó, etc.  Fotos dos artesanatos regionais.






Loja Trindade de dona Ivete Vieira Gomes, estabelecimento que existe já há doze anos em Valença. Trabalha vinte e cinco anos no comércio de artesanato. Aproximadamente 15% dos seus artesanatos vêm de fora das cidades de: Maragogipinho, Fortaleza, Caruaru. Os principais compradores são das ilhas do arquipélago de Tinharé.






Sr. Antônio Santos de Jesus (foto), produtor de cestos, tradição já muito antiga entre seus familiares, ele fez um curso de reciclagem e/ou aperfeiçoamento em Valença através do instituto Mauá.








Dona Maria Domingas artesã de Valença (Orobó). Fabrica a maioria dos produtos que são vendidos na loja de artesanato, Trindade, também Dona Maria da luz, artesã e instrutora de cursos de artesanato em Valença e região. (foto)






Nenhum comentário:

Postar um comentário